Compromisso com o meio ambiente integra o cotidiano da Simasul

Prevenir possíveis impactos gerados pela indústria, contribuir para a busca de alternativas e soluções ambientais, formar educadores e agentes na área estão entre os objetivos do Programa de Educação Ambiental da Simasul Siderurgia, que envolve a comunidade e os colaboradores nas ações desenvolvidas.

De acordo com a engenheira ambiental, Suellen Ribeiro Merlim, a empresa está empenhada em adequar o seu processo produtivo às responsabilidades ambientais e, desde 2021, esta questão integra o planejamento estratégico da Simasul com o estabelecimento de diretrizes,  conceitos e metas referentes às atividades de gestão ambiental. “Estamos sempre em busca da promoção da melhoria contínua dos processos realizados que resultam em qualidade ambiental”, salienta a executiva.

Além das metas definidas pela empresa e das medidas de proteção ao meio ambiente adotadas, a proposta é incentivar cada colaborador e todas as pessoas da comunidade a tomarem para si a responsabilidade de empreender ações que contribuam com soluções viáveis e efetivas aos problemas ambientais sempre visando a preservação ambiental. “É clara a conexão entre comunidade e o meio ambiente, assim como é visível o estímulo na tomada de ações com foco na sustentabilidade, principalmente, pelas crianças e adolescentes”, explica Suellen Ribeiro.

Segundo pontua a consultora ambiental, Máyra Golin Rodrigues, da ARATER, empresa que assessora a Simasul no Programa de Educação Ambiental, as ações práticas para implantação e fortalecimento da educação ambiental desenvolvidas pela Simasul impactam positivamente junto à comunidade local, pois incentivam o entendimento de todos para a importância da temática do meio ambiente. “Isto ajuda tanto com cuidados práticos, quanto com a consciência da comunidade do entorno para que, de fato, o local onde a empresa opera, apresente sempre boas condições ambientais como o controle da qualidade do ar, gestão adequada de resíduos e conforto acústico”, explica.   

O Programa de Educação Ambiental prevê ações realizadas junto à comunidade, mas são os profissionais que trabalham na Simasul os principais agentes nesse processo, a partir da  conscientização sobre a importância de cuidar da comunidade do entorno quando reduzem, ao máximo, os impactos ambientais. ”E o grande desafio é a continuidade das ações e a persistência, pois educação ambiental só funciona com o foco nos conceitos disseminados e na constância das ações, isto é, não é um programa que tem fim, mas que precisa ser sempre  repetido e renovado”, finaliza a consultora. 

Compartilhe:

Posts Relacionados

copyright © 2021 | Simasul Siderurgia.