Ambiente de trabalho seguro e saudável é prioridade para a Simasul

Com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade sobre a importância da garantia da saúde e da segurança no trabalho, foi criado o Movimento Abril Verde que surgiu como forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. O movimento, além de impactar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre o tema, também discute a necessidade de investimentos em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável, assim como chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, segundo informações da Fundacentro, órgão ligado ao Governo Federal.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho da Plataforma SmartLab, iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho – MPT – e da Organização Internacional do Trabalho – OIT, indicam que, entre 2012 e 2022 foram notificados 6.774.543 acidentes relacionados a trabalho de pessoas com carteira assinada. Nesse mesmo período, foram registrados 461.424.375 dias de trabalho perdidos em vista de pessoas afastadas do trabalho por causa de acidentes. Aqui foram somados todos os dias que as pessoas não trabalharam em virtude de afastamentos previdenciários em razão de acidentes de trabalho. Vale dizer que, em Mato Grosso do Sul, de 2012 a 2022 foram informados 98.634 acidentes de trabalho, sendo que 10.012 somente em 2022.

Na opinião de  Maicon Firmo, técnico de Segurança no Trabalho da Simasul Siderurgia, a primeira medida de segurança adotada pela empresa, tem início antes da contratação do colaborador, através da realização de exames admissionais, que confirmam que o cargo e a função do trabalhador sejam compatíveis com as suas competências. A empresa também dispõe de uma política de integração para novos funcionários, de todos os setores, voltada a passar as orientações necessárias para o desenvolvimento do trabalho, de acordo com as funções que irão desempenhar. “Informamos sobre as condições e dinâmica da empresa, além de temas técnicos como trabalho em altura (NR35), em espaço confinado (NR33),  com ferramentas manuais, princípio de incêndio, máquinas e equipamentos entre outros assuntos descritos na ordem de serviço e registro de treinamento”.

Para assegurar um ambiente saudável a todos os colaboradores, a cada início de jornada de trabalho, o supervisor do turno ou responsável pelo setor realiza um DDS – Diálogo Diário de Segurança, em que são debatidas questões que fazem parte dos programas de segurança da empresa. “O DDS ajuda a garantir que todos estejam integrados quando se trata de procedimentos, boas práticas e ações de proteção e, ainda, dão ciência sobre os fatos que estão ocorrendo na empresa”, relata Firmo. 

CIPA

Maicon Firmo também explica que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA –  da Simasul  é aberta a todo funcionário interessado pela segurança e saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, conforme prevista na NR5. Para isso, basta inscrever-se no processo eleitoral da CIPA de acordo com edital interno divulgado em toda a empresa. Na Simasul, a CIPA  é composta por 14 integrantes, sendo sete eleitos e sete indicados pelo empregador. Todos os componentes da CIPA recebem treinamentos específicos para o desempenho de suas funções durante reuniões periódicas, podendo, também, ocorrer reuniões de emergência.

Joel Barbosa Rosa, mecânico de manutenção, é experiente como integrante da CIPA da Simasul. “Fui o segundo mais votado nesta eleição. Já é a quarta vez que participo e gosto muito, pois trabalhamos com prevenção de acidentes e podemos até salvar vidas”.

Prevenção

Para Barbosa Rosa, a responsabilidade pela prevenção de acidentes é compartilhada entre empresa e colaboradores. “Se a empresa está fazendo a parte dela, fornecendo equipamentos de proteção individual, por exemplo, o colaborador deve fazer a parte dele também, utilizando o EPI adequadamente”, opina. “Inclusive explicamos para os novatos sobre a importância do uso correto dos EPIs”. Segundo o colaborador, essas orientações fazem parte da política de conscientização realizada pela empresa, através das reuniões de DDS – Diálogo Diário de Segurança.

“Nossos colaboradores são o principal ativo da empresa, por isso a Simasul tem a responsabilidade de garantir um ambiente de trabalho seguro, saudável, inclusivo e com riscos controlados, pois, além de cumprir a legislação em vigor, também queremos gerar satisfação e orgulho de pertencer à nossa equipe”, afirma José Afonso Gonçalves, diretor presidente da Simasul. Segundo ele, a atuação da força de trabalho “comprometida e segura, é que vai contribuir com os resultados da empresa, mas também com os de nossos clientes, parceiros e fornecedores, impactando de forma positiva no município e na região”, finaliza.

Compartilhe:

Posts Relacionados

copyright © 2021 | Simasul Siderurgia.