INSTITUCIONAL

simasul

Simasul Siderurgia

Histórico

Da aquisição de um imóvel pertencente à unidade pioneira de ferro gusa implantada ainda na década de 70 sob a denominação “Siderúrgica Sulmatogrossense Ltda”, desativada no início dos anos 80. No mês de dezembro de 2004 foram iniciados as obras de recuperação e modernização do pátio e alto forno da Indústria Siderúrgica de Ferro Gusa do Mato Grosso do Sul Ltda –nascia a Simasul Siderurgia, garantida por um alto padrão de compromisso empresarial. Concretizava-se, assim, a operação do empreendimento, saudada pelos colaboradores com o slogan “Simasul Rumo ao Desenvolvimento” e posteriormente “Simasul a Siderúrgica de Aquidauana”, com capacidade de produção de 150 toneladas por dia de ferro gusa e buscando sempre novas  tecnologias e com altos investimentos em produção de Ferro Gusa. Através de parceria com a Prefeitura Municipal de Aquidauana e apoio do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, o empreendimento foi inaugurado em 15 de agosto de 2005, com entrada em operação, do alto forno, no dia 05 de setembro de 2005.

O meio ambiente equilibrado sempre fez parte dos princípios gerais dos negócios das organizações, estando incluída entre suas principais diretrizes a Gestão Ambiental que vem incorporando os conceitos do desenvolvimento sustentável. Dessa maneira, a eficiência e eficácia da Gestão Ambiental tornam-se componentes essenciais do sucesso dos negócios, pois passou a fazer parte da imagem da empresa e uma necessidade do cliente.
Sempre atenta ao equilíbrio do meio ambiente cumpre todas as normas ambientais solicitadas pelos órgãos competentes e foca o desenvolvimento sustentável cumprindo cronograma rigoroso de plantio de eucaliptos a fim de alcançar sua sustentabilidade em 7 anos em áreas já degradadas pela pecuária.

 

 

18009255424faaea4cd95fe6.61322025
Image0141

A Simasul gera 230 empregos diretos, o que implica um bom número de pessoas beneficiadas representadas pelas famílias dos cooperadores. São gerados também empregos indiretos nas atividades complementares de transporte de matéria-prima, produtos acabados insumos e prestação de serviços terceirizados em diferentes setores. A população mais jovem da cidade se beneficia, direta ou indiretamente, da presença de empresas como a Simasul em decorrência da aquisição de conhecimento advindo de contatos com colaboradores do empreendimento, além de seus familiares e amigos, que atuam como atores transmissores de  informações sobre métodos e processos de trabalho, níveis salariais, direitos trabalhistas, fornecedores e oportunidades de empregos e também de possibilidades, tanto de estágio como de emprego.

 

Também a visualização da introdução de melhoria de qualidade de vida nos lares dos colaboradores da empresa, representados por bens adquiridos, oportunidades de participação em atividades esportivas e de lazer, induz os mais jovens ao desejo de independência, desenvolvimento pessoal e entrada em um mercado de trabalho considerado tanto como única opção ou então atraente.
A Simasul acredita que a responsabilidade social dentro e fora da empresa está cada vez mais atrelada ao crescimento dos negócios. Por isso, mantém compromissos voltados para a formação dos colaboradores, aperfeiçoamento de mão-de-obra, participação em resultados, auxílios, benefícios e principalmente, assistência à saúde. A Simasul também mantém compromissos com a comunidade, participando de projetos ligados à educação, cultura e esporte. Além disso, confere seu apoio institucional a inúmeras atividades em benefício das populações locais.
A implantação do empreendimento na cidade de Aquidauana se deve pela região, que apresenta condições técnicas e mercadológicas favoráveis, destacando-se como uma das regiões mais promissoras do país para esta atividade.

slide 01